sábado, 10 de outubro de 2009

Cravos com espinhos

Quando as coisas não correm bem, temos às vezes a tendência para afogar as mágoas em recordações mais deprimentes ainda.
Saímos dumas eleições legislativas, onde as pessoas de bom senso esperavam uma mudança no rumo que este País tomou. Mas as esperanças de um futuro melhor desvaneceram-se com o resultado dessas eleições. Um governo minoritário, com um 1º ministro cujas políticas têm afundado cada vez mais o País.
As escolhas, às vezes insensatas, que o povo faz, têm repercussões na vida de todos nós.

Quando o 25 de Abril aconteceu, eu fiquei apreensiva, pois detesto a desorganização, as indefinições quanto às leis, etc.
Muitos dos portugueses esqueceram e outros eram jovens nessa altura e também nunca se interessaram muito por saber como as coisas se passaram, nos tempos a seguir ao 25 de Abril de 1974. Apenas cultivam o terror da direita, o fantasma da ditadura e não questionam se as coisas seriam assim tão feias como as pintam.
Claro que havia coisas erradas, uma ditadura não agrada a ninguém, que o digam os habitantes de leste, a quem Mikhail Gorbatchev e a sua Perestroika abriu as portas da "cadeia".

A Primavera Marcelista em Portugal, deu alguma abertura aos portugueses, já havia a Ala liberal na Assembleia da República, da qual faziam parte Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota. E houve medidas sociais, Marcelo Caetano deu a reforma aos trabalhadores rurais e deu aos professores o vencimento nas férias.

No entanto, a tão ansiada democracia que o 25 de Abril de 74 traria ao povo,foi durante cerca de ano e meio um desastre completo.
Só tivemos eleições em 25 de Abril de 1975, em que o PS saiu vencedor e até essa altura foi o processo destrutivo de um País. O PREC(Processo Revolucionário Em Curso), marcado pela luta e perseguição politica entre as facções de esquerda e direita tinha no MFA e no COPCOM de OTELO o fio condutor das suas acções.

Nessa altura foram nacionalizadas as grandes empresas e outras como a Timex em Corroios tinham tão baixa laboração , com as comissões de trabalhadores em constantes reuniões, que fugiram para outros países, lançando no desemprego muitos trabalhadores. Foram igualmente "saneadas" e muitas vezes forçadas ao exílio personalidades que se identificavam com o Estado Novo ou não partilhavam da mesma visão politica que então se estabelecia para o país( Os ideais comunistas).
Com o lema " A terra a quem a trabalha" cometeram-se os maiores roubos de terras e herdades, essencialmente no Alentejo. As pessoas viviam aterrorizadas com as ocupações de terras e casas. Foram momentos de triste memória e chego à conclusão que os grandes "heróis" de Abril não pretendiam que a democracia vigorasse em Portugal, mas pretendiam sim instaurar uma ditadura de esquerda, com contornos muito mais perniciosos para a vida dos portugueses do que aqueles que tínhamos vivido até aí.
Conta-se que quando Otelo Saraiva de Carvalho visitou a Suécia, no pós 25 de Abril, teria dito a Olof Palme que em Portugal queriam acabar com os ricos, ao que o malogrado primeiro ministro sueco da altura teria respondido que na Suécia queriam era acabar com os pobres.
Com todas estas ideias marxistas, Estalinistas ou até egoístas,a eleição do primeiro governo de Mário Soares veio por um pouco de ordem na casa.

O 1º governo maioritário surgiu com a AD liderada por Sá Carneiro, mas não o deixaram prosseguir com a sua luta para fazer de Portugal um País mais moderno, assassinaram-no em Camarate, apenas 11 meses depois de ter tomado posse. Foi no dia 4 de Dezembro de 1980 e nesse dia, conforme documenta este jornal, houve portugueses que se comportaram assim.



( Pensavam que eram só os talibãs que comemoravam a morte dos americanos no 11 de Setembro, não ...em Portugal também aconteceu, em pleno sec.XX)


Foi um País com uma economia fraca, aquele que entrou na CEE. Mas os subsídios da Europa,também não caíram nas mãos certas e o País nunca deu o salto para o progresso, como a maioria dos nossos parceiros europeus.

É com alguma mágoa que vejo que tantos anos após o 25 de Abril o País continua na infância da democracia, as pessoas perderam os valores, fruto duma sociedade em que toda a gente pensa nos seus direitos mas desconhece os deveres.
Vota-se nos corruptos, porque falam bem e até são simpáticos ... por isso me questiono se os cravos não tiveram espinhos!

Onde será que este País vai parar?
.......