sábado, 25 de julho de 2009

Um lindo poema

Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu,
Quem passou pela vida sem vertigem
Quem passou pela vida e não sofreu,
Foi espectro de homem, não foi homem
Passou pela vida... Não viveu!

domingo, 19 de julho de 2009

Os anos 80

"Porque é pouco o tempo que se tem, é bom ser livre nesse tempo, que não é de mais ninguém".

Em 1981 nasceu a minha filhota, a Lili.

Os anos 80 foram um pouco conturbados, por questões pessoais, mas também foram os anos em que decidi dar um novo rumo à minha vida.

Foi na década de 80 que comecei a fazer umas viagens para fora do país.
O 1º destino foi a Bélgica.

sábado, 18 de julho de 2009

Os anos 70


Um dia de praia na Ilha de Luanda


Foram anos de muitas mudanças.
Em 1970 a minha irmã casou e eu era quase finalista do Liceu. No ano seguinte fui finalista da alínea B Germânicas e como não havia em Luanda estudos superiores na minha área, entrei para o Magistério.Foram 2 anos de convívio com óptimas colegas, e lá fiz boas amizades.
Quando terminei o curso fui trabalhar com a Lena Salgado e a Leonor Jordão para a Escola da Terra Nova. Uma escola com 20 salas e 60 professores, pois funcionava em regime triplo. O nosso turno, se a memória não me falha, funcionava das 10:40 ás 14:15 h. Foi o primeiro ano em que os professores começaram a ganhar nas férias, pois fomos todas receber o Ministro ao aeroporto, com cartazes a pedir isso mesmo, e fizemos greve às aulas ( ano de 1973....quem disse que não havia manifestações??!).
Ano de 1974, as grandes mudanças em Portugal, a Revolução, que os angolanos receberam com alguma apreensão e expectativa. E tínhamos razão, pois em 1975, depois de passarmos tempos muito maus, por razões que não vale a pena referir, lá viemos de regresso a Portugal com um selo na testa... " retornados". Lembro-me perfeitamente na noite de 15 de Outubro, de entrar num avião da Swissair e ao sobrevoar as luzes de Luanda à noite, tive a certeza que era um adeus definitivo àquela que foi uma terra de sonho.
Os últimos anos da década de 70 foram a adaptação a uma nova vida e o começar de novo.
1976 um bom ano, nasceu o meu filho Pedro.